Escolha uma Página

Em 22 de junho de 2016, o Google anunciou que iria modificar a maneira como o Google Maps seria adicionada ao seu site: novos usuários terão que usar uma chave de API do Google Maps.

Por enquanto, pelo menos, os usuários existentes do Google Maps não serão afetados – os mapas atualmente exibidos em seu site continuarão a funcionar. Não se sabe por quanto tempo vai continuar a funcionar. Meu conselho é estar preparado para as mudanças, e agarrar-se uma chave de API do Google Maps agora.

Se você estiver olhando para adicionar um novo mapa para o seu site, a escolha é retirado de suas mãos – você precisa que a API Key ou nenhum mapas.

Nesse post irei descrever o passo-a-passo de como obter a sua Chave API do Google Mapas.

Obtenção de uma chave de API do Google Maps

O Google Developers oferece uma variada enorme de API’s, a API que você precisa para exibir exibir mapas é a chave de API do Google Maps JavaScript .

O Google Maps JavaScript API é dividido em dois planos – padrão e premium. O plano padrão permite acesso gratuito a até 25.000 carregamentos de mapa por dia, se você exceder esta quantidade terá que pagar R$ 0,50 por 1.000 exibições adicionais, até 100.000 visualizações por dia.

Para adquirir a chave de API do Google Maps, você precisa de uma conta do Google – se você ainda não possui uma, pode criar uma gratuitamente clicando aqui. No entanto, eu acredito que a maioria de vocês já tem uma conta do Google, então vamos pular para a próxima etapa.

Quando você estiver conectado ao Google, basta clicar neste Link aqui.

Role a página e clique no botão azul “OBTER UMA CHAVE”.

maps-api

Isto irá abrir uma nova janela no seu navegador. Deixe selecionado “Criar um Projeto” e clique no botão azul “Continuar“.

maps-api2

Na próxima etapa você deverá criar o nome do projeto que pretende usar a API e as restrições de uso da mesma. Use um nome que identifique facilmente onde você irá utilizá-la. Quanto ao campo de restrições da chave, você poderá identificar quais sites, IPs, APPs para Android ou Apps para iOS irão utilizar a API.

maps-api3

Após clicar no botão azul “Criar” sua API será criada:

maps-api4

Pronto, sua chave API do Google Maps, foi criada. Basta copiar o número e inserir no campo API Key do Google Maps da sua aplicação.